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SICI - Conferência Permanente das Inspeções Regionais e Gerais de Educação

The Standing International Conference of Inspectorates – SICI - é uma associação que congrega atualmente mais de 35 membros, representando diferentes sistemas educativos de países ou de estados/regiões dotados de grande autonomia, como no caso da Alemanha e do Reino Unido, países que não estão representados enquanto tal, mas, respetivamente, por sete estados federados (Bundesländer) e pelas suas quatro nações, a título individual.

Os membros atuais são: Albânia, Alemanha - Baixa Saxónia, Alemanha - Baviera, Alemanha – Hamburgo, Alemanha - Hessen, Alemanha - Renânia do Norte/ Vestefália, Alemanha - Renânia/Palatinado, Alemanha - Saxónia, Áustria, Bélgica - Comunidade Alemã, Bélgica - Comunidade Flamenga, Bélgica - Comunidade Francesa, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Estónia, Finlândia, França, Irlanda, Itália – Invalsi, Itália - Tirol do Sul (Comunidade Germanófona), Inglaterra, Irlanda do Norte, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Montenegro, Noruega, Portugal, Países Baixos, País de Gales, República Checa, Roménia, Sérvia, Suécia e Turquia.

Portugal participou desde o início no grupo que se constituiu para pensar o modo e a finalidade de uma associação desta natureza, tendo-se tornado membro em 1995 e integrado o Comité Executivo como primeiro vice-presidente nessa mesma data. No período 2001-2004, a então Subinspetora-Geral de Educação exerceu as funções de Presidente da SICI. Ulteriormente, diversos inspetores da IGE/IGEC integraram o Comité Executivo, o último das quais no período 2011-2014.

O desenvolvimento do trabalho da SICI é decidido anualmente na Assembleia Geral, que conta com representantes de todos os países membros.

O Comité Executivo (CE) é composto por representantes eleitos e assegura que as decisões da Assembleia Geral são implementadas. O CE engloba o Secretariado Geral, assegurado por Bart Maes, da Inspeção da Comunidade Flamenga da Bélgica, e constitui o elemento coordenador de todo o trabalho da Associação. O Presidente do CE é eleito de entre os respetivos membros e é o Presidente da SICI. A Presidente da associação é Chantal Manes, da Inspeção da França, e o Vice-Presidente Alastair Delaney, da Inspeção da Escócia.

Objetivos

A razão de ser que esteve na origem da criação da SICI foi a necessidade de dar a conhecer o trabalho relevante que as inspeções nacionais desenvolvem, de modo a poder contribuir para o desenvolvimento e a afirmação de cada uma destas instituições.

Sob a égide Melhor Inspeção, Melhor Aprendizagem, o Plano Estratégico 2016-2020 estabelece como objetivos específicos da SICI:

  • Apoiar o desenvolvimento das inspeções e as competências profissionais dos inspetores.
  • Promover e apoiar parcerias e cooperação entre as Inspeções.
  • Participar ativamente no debate internacional sobre a avaliação e a melhoria da qualidade na educação.

Atividades

A SICI tem uma página eletrónica, na qual são divulgados todos os documentos que publicita, e promove, anualmente, quatro workshops (oficinas de formação), cujas temáticas são propostas e decididas em Assembleia Geral, respondendo às prioridades e aos interesses de ordem política que são apresentados pelos países membros.

Outras Ações

Além das oficinas de formação, a SICI tem também promovido projetos internacionais bilaterais e multilaterais, relacionados com a atividade inspetiva, com a finalidade de produzir conhecimento sobre temáticas-chave na política das inspeções, antecipar formas e metodologias de intervenção e cotejar experiências e pontos de vista. É o caso dos projetos internacionais:

  • Inspeção ao Ensino da Matemática (Evaluation of Mathematics Teaching in Secondary Schools);
  • Avaliação da autoavaliação das escolas (Projeto ESSE - Efective School Self-Evaluation);
  • Avaliação de pares, sobre práticas correntes das inspeções;
  • Os resultados sociais da educação;
  • Avaliação do ensino e do trabalho em sala de aula.

Nos workshops discutem-se as experiências inspetivas em determinados campos da política educativa, comparando-as e analisando-as, com a finalidade de melhorar a prática e a perspetiva crítica. Através dos projetos confrontam-se culturas e modelos de intervenção, o que implica a produção de instrumentos específicos, desenho de metodologias, formação e trabalho de campo. Os projetos organizam também oficinas para os países participantes, a fim de assegurar a coordenação e a capacidade de usufruir dos benefícios de cada atividade internacional.

Além destas iniciativas, a SICI promove estudos comparados sobre a atividade inspetiva e as diferentes instituições nacionais, de modo a poder dispor-se de informação de referência fundamental e atividades de formação.

Em outubro de 2014, a IGEC solicitou a colaboração da SICI no sentido de se fazer um levantamento sobre a relação entre as Inspeções europeias e a atividade disciplinar. Vinte membros da SICI deram retorno e as respostas foram depois analisadas e organizadas por categorias. Mais recentemente, as inspeções dos Países Baixos e da Alemanha participaram na construção de instrumentos de observação da prática letiva do nosso país.

Para mais informação sobre a organização, consulte a página eletrónica da SICI.

No âmbito da SICI, a intervenção da IGEC, em 2018, visará:

  • Participar nas atividades promovidas pela SICI, com vista à partilha de modelos, informações e perspetivas que possam beneficiar a configuração e o desempenho da IGEC;
  • Perspetivar a SICI como uma plataforma para desenvolver parcerias com organizações congéneres, potenciando a realização de projetos de cooperação;
  • Fomentar a partilha de experiências e de abordagens no âmbito das temáticas-chave da SICI, com interesse para a IGEC;
  •  Divulgar práticas diferenciadas das inspeções Europeias;
  • Promover a formação de inspetores em contexto transnacional.

 

Six models of lesson observation: an international perspective (2018). Ofsted 529 KB Download PDF
Newsletter SICI (Fevereiro 2018) 428 KB Download PDF
Do two inspectors inspecting the same school make consistent decisions? - A study of the reliability of Ofsted’s new short inspections (2017). Ofsted 667 KB Download PDF
Social Outcomes of Education. The assessment of social outcomes and school improvement through school inspections (2014). Amsterdam University Press 1507 KB Download PDF
Supporting school improvement: the role of inspectorates across Europe . A report from the Standing International Conference of Inspectorates (2014) 1327 KB Download PDF